I Festival Saturnália de Astrologia

É com muita satisfação que a Saturnália – Escola de Astrologia & Cidade anuncia o seu I Festival de Astrologia que acontecerá por agora entre 25 de Julho a 01 de Agosto por videoconferência. Nessa primeira edição contaremos com 7 presenças que circulam pelo o eixo história, filosofia e prática astrológica. 

Teremos o curso de História e Filosofia da Astrologia com Angélica Ferroni, o saber e os mistérios dos Temperamentos com Júlia Garcia, a técnica de previsão Novenária com Gerson Pelafsky, a reunião e articulação das técnicas Profecção, Dodecatemória e Revolução Solar com Rafaella Callegari, os Hinos Astrológicos que baixam o céu aqui com Simão Cortês, uma introdução à Magia Astrológica, com Iago Pereira e, por fim, o Horóscopo da Fortuna com Mariana de O. Campos.

A maneira saturnália de honrar a Astrologia é reler a sua tradição. 

Confira a programação a seguir!


Dia 25/07 – Sábado

10h – Abertura com João Acuio

10h30 às 12h30 – Temperamentos em Pessoa, com Julia Garcia de Oliveira

A divisão em quatro figuras, quatro personalidades ou quatro atributos extrapola a esfera da astrologia, está presente no desenvolvimento da medicina, nas representações artísticas e religiosas e por todo o imaginário coletivo da sociedade. Nessa aula, veremos uma breve introdução ao tema dos temperamentos usando como pano de fundo o projeto heteronímico de Fernando Pessoa e a sua íntima conexão com a astrologia. 


Dia 26/07 – Domingo

10h às 12h – Aplicações da Novenária na previsão astrológica, com Gerson Pelafsky

Presente na Astrologia da Índia e uma de suas técnicas mais importantes, a Novenária foi adotada pelos persas posteriormente e Abu Ma’Shar nos apresenta uma ampla aplicação dela em seu clássico sobre revoluções solares. Ela representa um verdadeiro “elo perdido” entre a Astrologia do oriente e do ocidente. Nessa aula veremos como aplicá-la na prática astrológica.


Dia 27/07 a 30/07 – Segunda a Quinta-feira

10h às 12h – História e filosofia da Astrologia, com Angélica Ferroni

A história da Astrologia no Ocidente percorre diferentes séculos, territórios e culturas. Uma das ciências mais antigas, a Astrologia nos acompanha sem interrupção desde a Antiguidade, produzindo sentidos, conhecimentos e práticas. Percorrer seus caminhos significa conhecer os autores e obras, os debates teóricos em torno das técnicas e práticas astrológicas, além dos contextos políticos e sociais pelos quais atravessou.

Atenção! É um curso de 4 encontros.

 

Dia 28/07 – Terça

19h30 às 21h30 – Hinos astrológicos como prática devocional, com Simão Cortês

Mais do que um sistema de categorização, a Astrologia revela os deuses nas suas formas terrestres e todas as coisas da terra nas suas formas celestiais. Nessa aula vamos explorar esta possibilidade, a Astrologia como teofania e, por isso, como prática devocional. Próclo, Plutarco e Ficino, mais as avenidas pelas quais estas ideias entram no nosso tempo e tocam no renascimento do animismo como prática de encanto anti-colonial.


Dia 30/07 – Quinta

19h30 às 21h30 – Céu é Remédio – uma introdução à magia astrológica, com Iago Pereira

A Astrologia percebida como sistema de remediação, invocação e mitigação da sorte. Nessa aula veremos história da magia astrológica, teologia neo-platônica, diretrizes de remediação com Marsílio Ficino e noções sobre talismãs astrológicos ao estilo de Agrippa e Picatrix. Céu é remédio, poção mágica.

 

Dia 31/07 – Sexta

10h às 12h – Profecção, Revolução Solar e Dodecatemória, com Rafaella Callegari

Delineamento de natividade através de técnicas helenísticas como a dodecatemória e a profecção conjuntas ao mapa da revolução solar para o entendimento de um momento específico de vida. Nessa aula veremos então: como delinear significadores no mapa natal, encontrar os regentes (cronocratas) do período, profectar e aplicar a dodecatemória de determinado significador natal atuando no período.

 

Dia 01/08 – Sábado

10h às 12h – Horóscopo da Fortuna, com Mariana de Oliveira Campos

A proposição do uso da Parte da Fortuna como um segundo Ascendente é descrita por Manílio, que, a partir dela, apresenta uma diferente distribuição dos assuntos natais pelas doze casas. Mais adiante, Valens enfatiza a relevância desta proposição, fazendo da Parte da Fortuna sinonímia de Ascendente. Nessa aula, revisitaremos esse tema na literatura astrológica ao lado de alguns estudos de casos, a fim de elaborar se há um momento em que tal técnica é requisitada pela própria cadência celeste, como aplicá-la e quais seus efeitos para a compreensão de uma natividade.

12h – Encerramento – Ióo!

_______________________________________


O
I Festival Saturnália de Astrologia acontecerá todo on line, através de videoconferência. É preciso a viva presença, porque não haverá gravação das aulas para consulta posterior. Cada encontro tem a duração de duas horas.

A possibilidade de fazermos esse encontro virtualmente, nestes tempos de pandemia, possibilita produzirmos um encontro de qualidade com valores acessíveis. Mas esperamos que o próximo encontro seja acessível e presencial! Que Júpiter permita!

Para garantir a sua vaga no I Festival Saturnália de Astrologia, clique aqui: INSCRIÇÃO

LOTOU GENTE!!!!

Em seguida receberá instruções da equipe Saturnália com links e modos de acesso às salas de aula.

Para quem se encontra fora do Brasil, e não possui conta no pagseguro, é preciso encaminhar e-mail a: equipesaturnalia@gmail.com

I Festival Saturnália de Astrologia!

Bom proveito!

Iôoo!

Saturnália – Escola de Astrologia & Cidade

_______________________________________

Palestrantes:

Angélica Ferroni –

Astróloga e professora de astrologia. Pesquisadora acadêmica, estudou a astrologia antiga no mestrado e segue, no doutorado, pesquisando a medicina astrológica na Idade Média e Renascimento. Criadora da página BARCA • astrologia, história e narrativas.

Gerson Pelafsky – 

Possui formação em Letras. Astrólogo, professor, tradutor e pesquisador há quase vinte anos da astrologia tradicional. Dedica-se ao resgate dos textos antigos. Recentemente traduziu a obra ‘Tratado de Astrologia Judiciária” de Luca Gaurico (1540). Vive em São  Paulo, capital.

Iago Pereira –

Astrólogo, palestrante e pesquisador de astrologia tradicional desde 2015. Estuda mais atentamente a magia astrológica medieval e renascentista e sua relação com o hermetismo e o neo-platonismo. Desenvolve a página Rota 32 – Magia & Astrologia, onde publica notas astrológicas sobre o céu da semana e estudos de mapas astrais.

Julia Garcia de Oliveira – 

Astróloga, professora e escritora. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, atualmente estuda Acupuntura e Medicina Chinesa. Trabalha com aulas de produção de texto no ensino fundamental, é também professora na Saturnália – Escola de Astrologia & Cidade e recentemente passou a integrar a equipe da Luzeira – Astrologia. 

Mariana de Oliveira Campos – 

Astróloga, escritora e professora. Tem graduação em Letras e mestrado em Estudos da Literatura, ambas pela Universidade Federal de São Carlos. Estudante de Astrologia desde 2014 e atuação profissional exclusiva na área desde 2016. Atualmente compõe o corpo docente da Saturnália – Escola de Astrologia & Cidade. Toca o projeto MPB, Mapa Popular Brasileiro: astrologia & canção, em parceria com o músico Paulo Ohana. Integra a equipe editorial da Cazimi – Revista de Astrologia. Sua plataforma astrológica é a Luzeira – Astrologia.

Rafaella Callegari –

Astróloga, pesquisadora e professora na Saturnália – Escola de Astrologia & Cidade. Colaboradora no projeto ‘Cinema Céu’ da Saturnália que relaciona astrologia com cinema. Cinéfila assumida e fã de cultura pop, Rafaella relê a cultura com os olhos da astrologia tradicional. Desenvolve o projeto ‘Calle Grafia’, que consiste na leitura celeste de testemunhos biográficos. Você encontra seu trabalho no site www.rafaellacallegari.com 

Simão Cortês – 

Simão é professor e astrólogo. É de Lisboa, onde descobriu a astrologia num jantar, da forma informal e prosaica como se descobrem os grandes amores. De momento vive na Cantuária, Reino Unido, onde faz doutorado em Ciências da Religião. Faz também parte da escola portuguesa de astrologia CEIA. Tem particular interesse em astrologia, magia, platonismo, teurgia neoplatônica e religiões afro-brasileiras.

 

Saturnália – Escola de Astrologia & Cidade –

A Saturnália é escola de Astrologia & Cidade. Promove ensino e pesquisa. Tem como objetivo ler e reler a tradição astrológica e fomentar cultura astrológica tradicional na cidade. Desenvolve curso de formação em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e on line. Dedica-se aos seus 4 ramos principais: Natividade, Horária, Eletiva e Mundana. Em 2019 lançou a bilíngue Cazimi – Revista de Astrologia. Para saber mais, acesse: www.saturnalia.com.br

Informações: equipesaturnalia@gmail.com

_______________________________________________

Posts Relacionados

9 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *