Ney Matogrosso abriu o primeiro Rock in Rio no dia 11 de janeiro de 1985, às 18h, cantando "América do Sul". Caranguejo se levantava no horizonte leste da cidade do Rio de Janeiro, enquanto Sol e Júpiter, juntos, deitavam a oeste. No vídeo abaixo, é possível notar que a luz do dia começava a se pôr.
Caranguejo se levantava e assim levantava o festival de música mais conhecido do planeta. A Lua, regendo a 1, em Virgem (por isso a organização do evento cada dia mais impecável), em sua casa de júbilo, a terceira, a mansão da deusa. A Lua está em trino com o outro luminar, o Sol. Para o sucesso de qualquer evento é sempre bom quando os luminares estão em aspecto. Com Caranguejo ascendendo sempre há a possibilidade da estrela mais brilhante dos céus estar se levantando também e é o que acontece com o Rock in Rio. Sirius, a alpha do Cão Maior, estrela que destina grandes honras, brilho intenso e magnitude, fez nascer o festival de música mais longevo e importante do planeta. E também o mais rentável.
E se não bastasse Lua em júbilo, Sol-Júpiter em Capricórnio, Sirius nascente, Fortuna, Marte e Vênus estão em Peixes, em trino perfeito com o grau do Ascendente, lá na casa 9, assinalando a vocação internacional do evento. O Rock in Rio se tornou evento obrigatório a qualquer artista que se quer fazer conhecido no mundo inteiro.
E tem mais: Vênus encontra-se no signo que a exalta, Peixes, e também em seus próprios termos. Vênus também é o planeta regente do termo do Ascendente, não restando dúvida quanto a razão do festival: a necessidade de nos reunirmos para sonhar e cantar um mundo melhor. "Que a vida começasse agora/Que o mundo fosse nosso de vez/Que a gente não parasse mais de se amar/De se dar, de viver/Uô ô ô rôUô ô ô rôUô ô ô, rock in rio!" (jingle Rock in Rio)
Como a Fortuna está em Peixes, podemos fazer um mapa tomando-a como Ascendente e, desse modo, Júpiter, regente de Peixes, embora em Queda, em Capricórnio, ganha destaque. Júpiter encontra-se na 11 da Fortuna, casa do seu júbilo, reunindo gente e mais gente para cantar junto e, por que não, volta e meia, vaiar como um cão raivoso. Herbert Vianna, dono de um Sol em Touro e Lua em Capricórnio, na primeira edição do evento, não teve dúvida, deu a letra ao gigante em queda: "Em vez de jogar pedra, fique em casa aprendendo a tocar guitarra, quem sabe no próximo, você está aqui no palco".
Conheça o mapa do Rock in Rio. Embora já estejam comemorando os 40 anos do evento, os 40 anos mesmo é somente ano que vem. em 2025. Veja:
_____________________________________________________________
CONHEÇA OS MAPAS DE GILBERTO GIL, SABOTAGE, BELCHIOR, PAULINHO DA VIOLA, RITA LEE, ELIS REGINA, CLICANDO NA IMAGEM A SEGUIR >>>
João, texto incrível que retrata bem o sucesso do Rock in Rio, irreverente, mas super organizado, cheio de sucesso, como prediz Sirius. Amei! Ah... que lindeza esse blog! 😍
Adorei o post, não conhecia nada da história do Rock in Rio e pela visão astrológica fica ainda mais enriquecedor. As imagens trazidas dos shows na época do primeiro evento foi a cereja do bolo, amei!
Ney é incrível . Viva a liberdade . Adorei