Atendendo a pedidos, aqui vai um texto sobre a Fortuna.
A Parte ou Lote da Fortuna é representada por um X dentro de um círculo. Não confundir com a cruz dentro do círculo, o que é o glifo representativo da Terra.
A Fortuna versa sobre a sorte que se tem. Fala sobre o quinhão de cada um. A Parte da Fortuna é sobre a parte do mundo que nos cabe, sobre o Lote da Sorte que nos tem.
Para encontrá-la, é simples:
em nascimentos diurnos, calcula-se o arco de distância do Sol até a Lua e o resultado projeta no ascendente;
em nascimentos noturnos, calcula-se o arco de distância da Lua até o Sol e o resultado projeta no ascendente.
Esse cálculo é exaustivamente apresentado por Manílio em sua obra magistral ‘Astronômicas’ (século I).
Exemplo:
nascimento diurno: Sol a 10 do Escorpião, Lua a 10 de Peixes, Ascendente a 5 do Aquário. Distância do Sol à Lua: 120 graus. Projetando no Ascendente 5 do Aquário = Fortuna a 5 de Gêmeos.
Nascimento noturno: Sol a 10 do Escorpião, Lua a 10 de Peixes, Ascendente a 5 de Leão. Distância da Lua ao Sol: 240 graus. Projetando no Ascendente 5 de Leão = Fortuna a 5 de Áries.
A Parte ou Lote da Fortuna, também é chamada de horoscopo lunar, mas jamais de Roda da Fortuna, já que essa é sobre o arcano do Tarot.
Segundo Manílio, podemos recontar o mapa a partir da Fortuna. Basta tomar a Fortuna como Ascendente e redesenhar o mapa. Exemplo: Britney Spears tem a Fortuna a 0 do Leão. O ascendente lunar é Leão, o signo solar da Madonna. E se tomarmos a Fortuna como Ascendente, o Sol que está em Sagitário, estará na casa 5, a dos filhos e expressão. Não é incrível?
A Parte da Fortuna testemunha sobre a sorte do nativo ou nativa quanto à sua vida pública, vitalidade, finanças e família. Nos diz mesmo sobre a sorte na vida, sobre o quinhão que pertence a cada um.
Aqui na Saturnália chamamos os Lotes ou Partes de Duplos. A Fortuna é o Duplo da Lua, assim como a Parte do Espírito é o Duplo do Sol.
É isso. Até à próxima!
Acuio